segunda-feira, julho 02, 2007

Fim-de-semana - 15 meses

A mamã tem uma agenda familiar, onde tem todas actividade agendadas até o final de Julho, o que faz que esteja sempre tudo organizadinho e muito bem pensado.

Daí saiu mais um fim-de-semana muito bem passado:

  • Sábado - Almoço feito pela mamã na casa do tio J., onde estiveram presentes mamã, papá, Julinha, a tia S., o tio M., o tio C., tia I. e os primos N. e A. O almoço foi lombo de porco recheado com ameixas, bacon e presunto acompanhado de arroz de cenoura com saladas de alface, tomate e pepino (para o tio C. e primo A., que estiveram doentinhos, comeram bifes de peru grelhados, com arroz branco). Entradas: patê de atum (feito pela mamã), queijos e tostinhas. Sobremesa: diversos gelados. Ao final da tarde fomos ao Forum Montijo passear e recarregar o ar condicinado do popó. E fomos jantar aos avós maternos que me ofereceram muitas prendinhas (pelos meus 15 mesinhos) - roupinha, sandálias, cuequinhas com folhinhos e um bacio que fica na casa da avó para eu treinar.

  • Domingo - Fomos com os tios S. e J., e os amigos S., R. e M. até Tomar, à festa dos Tabuleiros (estavamos à espera de mais animação, devem estar a guardar para o último fim-de-semana), mas foi muito giro, passeamos muito, e houve coisas tão boas, como o passeio no parque, o lanche, o pão doce, ver os inúmeros peixes e pássaros no rio...por mim ía lá no próximo fim-de-semana outra vez...mas já temos a agenda preenchida! :)

Na foto é o que vai haver no próximo domingo.




A Julia já tem 15 meses e começou agora a altura da contestação. Nesta fase, a paciência e o encorajamento são mais eficazes do que a disciplina ou a severidade. (Concordo plenamente, e é assim que tento fazer, pois funciona melhor)

“Mamã, eu já consigo fazer tudo sozinho”

Esta fase marca uma necessidade de autonomia que faz com que o seu bebé diga “não” muito frequentemente. Ele quer vestir-se, calçar-se e comer por si mesmo. É preciso acompanhar este desejo de se afirmar, mesmo quando não é fácil conciliar o ritmo de uma criança com os horários dos adultos. (A Julia quer comer sempre sozinha, o 2º prato deixo sempre, enquanto a sopa, é a mamã que dá, mas a princesa tem sempre a sua colher dentro da tijela da sopa)

A fase da Autonomia.

Por volta desta idade tudo deixa o bebé curioso. A necessidade de conhecimento é enorme, criando-lhe um grande desejo de tocar nos objectos e de os levar à boca. É necessário que os pais fiquem muito atentos a estas actividades de descoberta do bebé, para que ele não seja sujeito a nenhuma actividade perigosa, como tocar em interruptores. Não estranhe se ele começar a recusar alimentos, pois o seu paladar também está mais apurado. (é mesmo verdade, pega em tudo o que vê e em todo o lado (dois olhos já não chegam, e ando sempre a correr atrás dela), e vai mesmo tudo à boca)

A fase da independência.

Próximo dos 16 meses, o bebé atinge a completa consciência de si próprio. Até aqui dependia completamente dos pais. Nesta altura, começa a fazer muitas coisas por si próprio, como andar, pegar nos objectos ou usar a colher.Dentro do possível, deve encorajar este desejo de independência, mesmo que ele vista as meias ao contrário. O importante é que ele aprenda com os seus erros, sem ficar frustado. (adoro deixa-la experimentar as coisas e ver a sua carinha de concentração para fazer as coisas e surpreendida no final quando consegue (mal ou bem))

Algumas coisas giras:

  • Adora tomar banho, e a pegar no chuveiro (com água a correr) e como já o domina
  • Adora comer o 2º prato sozinha, primeiro tenta sempre com a colher ou o garfinho, mas acaba a comer à mão. O pior é quando são ameixas e fura-as, parte-as, desfaz-as, o que resulta que fica toda vermelha (cara, cabelo, etc), e faz uma grande porcalhada à volta
  • Começou a usar os lápis de cera num caderno branco, mas fica toda chateada porque quer usar todos ao mesmo tempo (portanto só lhe dou 1 de cada vez)
  • Agora entra nas lojas pega num boneco (ou algo que gosta) e sai a correr da loja, e lá vou eu a correr apanhá-la antes que saia para que não dispare o alarme e ela farta-se de rir
  • Adora os parque infantis (o baloiço, o escorrega, etc)
  • Adora colocar o prato da comida (no final quando está satisfeita) na cabeça - imaginem depois do banho tomado, à hora do jantar já anda com bocadinhos de carne no cabelo
  • Adora bolas, e dar chutos e atirá-las e diz "Booo" - Bola, e depois "Goooollll" - Golo
  • Quando a sento no bacio sem fralda começa logo a fazer "chiiiiiiiiiiiiiii", que é o que faço para ver se ela faz chi-chi
  • Às outras pessoas dá beijos (encosta a boca) na cara da outra pessoa, a mim dá-me beijos na boca e por vezes com a língua de fora (devem ser beijos de língua?!)
  • Para dormir deitamos-a na cama e anda ao trambolhão meia-hora até adormecer
  • Já diz "Ábua", mas não diz sempre, por vezes faz a antiga birra
  • ...e tanta coisa mais...já vai longo

Prometo que depois coloco fotos destas coisas todas.

Bjs

3 comentários:

Paula disse...

Tanta coisa boa! Tão depressa que o tempo passa, e eles aprendem coisas novas todos os dias...
Parabéns por teres uma menina tão linda!!!
Beijos, Paula

missHoneyWhite disse...

Que linda! Já está super independente, ela!... Bem, desde que a vi que topei logo que era uma bebé super despachada :).
Já o meu, tadito, não faz nadinha... A não ser birrinhas de mimo... :S
Beijocas.

MMCS disse...

Tanta coisa que ela faz :)
Fico à espera das fotos :P
Beijocas!