quinta-feira, junho 14, 2007

O Bacio

Convém ir já pensando numa nova etapa:

Não existe uma data certa para o controle das esfíncteres, mas ao completar o 1º ano de idade poder-se -á começar a tentar este controlo, embora aos 18 meses sejam por ventura a idade mais aconselhável.

Este processo é longo, demorado e exige da parte do adulto muita paciência e perseverança.... No caso de se verificar alguma relutância na utilização do bacio, tentar outras formas tais como utilizar a sanita com ou sem redutor tentando, na medida do possivel, estabelecer uma comparação com o adulto que tb utiliza a sanita.

1ª Etapa - A Estimulação
Caso não tenha ainda um bacio essa compra poderá eventulmente fazer-se com a criança, tal como,mais tarde, a compra das cuecas. Inicialmente o bacio considerar-se um objecto lúdico para a criança.
Deve-se estabelecer um horário regular na utilização do bacio de forma a criar na criança o controle das esfincteres.

Por ex.- em casa ao levantar-se por volta das 10h da manhã, antes de dormir a sesta, ao levantar da sesta, por volta das 16h, antes do banho, antes de dormir... O bacio deve estar ao alcançe da criança, sempre no memo local e de fácil limpeza.O adulto deve frequentemente perguntar á criança se quer fazer xixi/cocó. Sempre que a criança atinja o objectivo deve ser bastante elogiada reforçando o acto. O adulto deve por exemplo: bater palmas guardar o bacio para o pai/mãe verem, mostrar ás pessoas que estão em casa (esta parte dispenso), contar a proeza á familia e amigos na frente da criança.

2ª Etapa - Adequar o ambiente
A criança quando sentada no bacio deve ser distraida com um brinquedo/livro e acompanhada pelo adulto. A utilização do bacio deve ser feita sem pressas (no minimo dispôr de 10min aumentando gradualmente o tempo consoante o interesse).

3ªEtapa - Comportamentos e Caracteristicas da criança
Inicialmente é natural que a criança queira mexer no xixi e no cocó. Perante esta atitude de curiosidade e exploração o adulto não a deve repreender mas sim desviar-lhe a atenção para actividades precedentes tais como despejar o bacio, lavá-lo, puxar o autoclismo, lavar as mãos Obviamente esta é uma latura propicia para a criança explorar o seu corpo,que é perfeitamente natural, e o adulto deve permitir esse momento de prazer e exploração.

4ª Etapa - O retirar a fralda
Quando se verifica que a criança faz xixi logo que se senta no bacio, chegou o momento de começar a utilizar as cuecas. Durante esta etapa a criança deve vestir roupa muito prática (sem fechos, botões, alças ou cintos) para permitir recorrer sózinha ao bacio. Os pais devem comprar um nº suficiente de cuecas. No inicio a criança vai ter muitos descuidos face aos quais o adulto deve ser tolerante mas mostrando-se levemente desapontado, desculpabilizando sempre a criança.


Pontos importantes: - o processo de higiene, deve ser continuo; uma vez comçado não deve ser interrompido para não haver retrocessos:- A criança deve ter acompanhamento na escola, como em casa (de preferência seguindo o mesmo mêtodo);- O Feeed-back dos pais e da escola é fundamenta para o sucesso do processo de higiene e auto-confiança da criança

3 comentários:

PatLeal disse...

Mais uma etapa :)

Jocas

Tulipa disse...

Interessante. Vais começar com a Julinha?

bjs

Sandra, eu simplesmente... disse...

Como o tempo passa... Já a iiciar a fase do bacio..lol

Jocas grandes