quinta-feira, janeiro 31, 2008

novidades

Na terça-feira fiz mais uma certificação Microsoft, e passei...custou porque a noite não foi fácil, porque a Ju foi para a cama às 22h00, e acordou 2h00 para papar...às 7h00 já queria papar outra vez...quem lê isto pensa que não dou jantar ou comida à minha filha durante o dia...a verdade é que ela come muito bem, e até ficar satisfeita...já lhe tentei dar papa (visto que não bebe leite) antes de ir deitar e simplesmente não lhe apetecia...porque estava satisfeita!

Como a empresa me deu o dia, mal sai do exame, telefonei à avó para saber se a Ju estava acordada e como estava fui logo buscá-la, e fomos passear no parque infantil. Onde andou de escorrega, baloiço (gostou tanto que até se encostava para trás), e demais baloiços...quando uns meninos se foram embora, ela foi a correr atrás deles a gritar "Bora, bora!"...bem fartei-me de rir, e de correr atrás dela para a apanhar!

A Julia já dormia...e acordou por volta das 3h00 para comer. Depois não quis ir para a cama dela, como é habitual...queria o pai...como tal, dormimos todos juntos. Não é muito bom hábito, mas ela sente a nossa falta...como tal acho que é bom para todos, pois também sentimos a falta da nossa mimocas...como nunca vi uma jovem de 18 anos a dormir com os pais, parece-me que vai pedir a independência da cama dos pais antes disso! AHAHHAHAHA!

Já falta pouco para o fim-de-semana prolongado, os papás tiraram a 2ª feira...ai que bom que vai ser.

Bjs

segunda-feira, janeiro 28, 2008

Fim-de-semana

O fim-de-semana foi calmo...e claro de muito mimo!

Sábado foi dia de arrumar e limpar a casa. E foi o jantar anual da minha empresa em Sintra. A Julia ficou com os avós maternos...e foi pena não ter ainda o colchão que pretendo adquirir para ela (porque a cama de viagem está na avó paterna), porque teria ficado muito melhor lá a dormir, do que a termos que a ir buscar por volta da 1h00 da manhã (veio sempre a dormir, só abriu a pestana para ver quem a estava a levar, e ficou novamente).

Pelo dia dos namorados já devo ter o colchão e ela deve lá ficar a passar a noite, até que brincou bastante e ñão deu sossego à avó e à titi até por volta da meia-noite...andava muito bem disposta e só pedia a mão da avó e a levar para fazer o que ela queria! :)

O vocabulário da pequena já é bastante vasto...e por vezes até fico surpreendida...o quê ela disse isto?!

No domingo o papá foi andar de btt até à Serra como vai sendo habitual novamente, e nós a vermos os "nhecos", e a fazer a coreografia da festa de Natal do infantário ao mesmo tempo que vemos o dvd. Banhinho e lá vamos todos almoçar à casa dos avós paternos. De seguida a Julia foi fazer a sesta, e fomos visitar os nossos amigos que têm as meninas gémeas (Inês e Rita), e trocar as prendas de Natal (ainda não tinhamos conseguido acertar as nossas agendas). Foi pena a Julia não poder ter ido, mas tinha mesmo que descansar.

Tanto que tinha que descansar, que foi dormir às 15h00 e acordou às 18h00, hora que estavamos a sair da casa dos nossos amigos.

A Julia ontem antes de ir para a cama comer uma enorme pratada de papa, pensam que dormiu a noite toda?! Heheheh! Acordou na mesma às 5h00 para comer.

Dificil foi acordar de manhã.

Bjs e boa semana

sexta-feira, janeiro 25, 2008

Ainda não é fim-de-semana?! Bem que estou a precisar de descansar...amanhã só vou sair à noite, para um jantar de empresa. A Julia fica na avó.

Ainda hoje tenho duas reuniões...e que não apetecia nada.

Na 3ª feira tenho mais uma certificação da Microsoft...e vou ter que estudar estes dias.

Que vale é que o outro fim-de-semana é prolongado, porque tiramos a 2ª feira.

Hoje no infantário pediram-me para levar na próxima sexta-feira, umas collants azuis escuras, e uma blusa laranja, para a Julia usar por dentro do fato de Carnaval que as educadoras estão a costurar...alguém adivinha o que possa ser? Eu também não...aceitam-se palpites.

Bjs e bom fim-de-semana

quinta-feira, janeiro 24, 2008

Hoje ao levar a princesa à escolinha, a educadora A. mostrou-me a colagem que a Julia fez ontem, não é por ser a minha filhinha, mas era a colagem mais certinha e bem feita (fiquei surpreendida). A A. ensinou-lhe que devia colar as bolinhas de papel entre os traços de um desenho de um guarda-chuva, e estava muito bem feito. Diz a A. que houve uma bolinha que estava a sair dos traços e a Ju foi lá buscar a bolinha e colocou-a no local certo. Tão habilidosa!!! :) (e eu babadona!)

Mal chegamos à escolinha veio logo o Afonso (o amigo da Ju) dizer-lhe "Olá"...ele é tão lindo!!! E é o único nome dos amigos da escolinha, que a Ju fala em casa.

O jantar ontem foi beringelas recheadas com atum (http://www.vaqueiro.pt/receitas/receita_detail.aspx?id=1568)...e que bom que estava!!! Nham, nham...como diz a Julia, mas depois acabou por não comer! Anda muito esquisita com a comida, se lhe desse um hamburguer, ou uma massada de peixe, ainda marchava...agora beringelas (legumes come tu mamã!).

O jantar para hoje está previsto ser Papelotes de Salmão com espinafres...vamos ver se a pequena aprecia mais. Senão nada como umas boas massas com carne ou peixe para resolver o assunto.

Bjs

quarta-feira, janeiro 23, 2008

Temos uma pequena artista em casa...mal acorda, "Mamã Pintai!", chega a casa ao final do dia "Mamã Pintai!", nem vos conto a quantidade de folhas que temos pintadas, livro de pintar, cadernos, e até um bloco de notas que serve para pintar enquanto estou a vesti-la, e a veia artista a chamar!

Hoje ao falar com a educadora, ontem foi dia de colagens e pinturas, então a Julia esteve sempre muito concentrada nas suas colagens e pintou muito (treino não lhe falta). Se for como o pai, temos artista! (apesar de o pai não expressar muito a sua veia artistica, diz que é quando se reformar, vai-se dedicar à pintura).

Outra coisa, que temos "luta" todos os dias, é a pequena princesa querer sempre descer as escadas desde a casa da avó que mora num 2º andar, e depois sobe as escadas todas até ao 3º andar para a nossa casa...mas ela adora! Hoje de manhã quis a trazer ao colo, para ser mais rápido, foi uma luta porque queria descer as escadas sozinha!

Se no fim-de-semana o apetite esteve de férias, parece que retomou (assim espero e que seja por muito tempo), e que volte a comer a minha sopinha toda até ao fim...pelo menos tem adorado o 2º prato! Agora ando novamente com imaginação e jeito para a cozinha, e ao jantar tem sido, umas belas batatas recheadas com frango em molho de tomate; massada de peixe; medalhões de pescada com queijo e molho de soja; banana assada no forno; etc. hoje quero me aventurar nas beringelas recheadas...

A cada dia que passa me surpreende com o seu vocabulário...há sempre mais umas palavrinhas novas todos os dias...e no infantário anda também muito comunicativa! :)





A sua nova "paixão"

segunda-feira, janeiro 21, 2008

Parabéns Mamã!


A minha mamã faz anos hoje!!!!! MUITOS PARABÉNS MAMÃAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!
PS. A avó materna da Julinha

domingo, janeiro 20, 2008

Fim-de-semana







Este sábado foi um pouco atipico, e um pouco estranho.

Passo a explicar: na 6ª feira à noite fiz-lhe aerossóis porque estava com a nova conhecida e desagradável tosse seca. Acordou de madrugada cheia de ranhoca, dei-lhe papa, e voltamos a fazer os aerossóis, lá a tosse acalmou, mas mesmo assim ainda morava.

Afinal na 4ª feira tinha-lhe aparecido algo parecido com conjuntivite, mas só apareceu num olho e com as gotas e o gel, rapidamente passou. Bem, mas ontem não queria comer praticamente nada, estava mesmo sem apetite, rabugenta, e com birra...o que me pareceu que estava mesmo era a precisar de uma cura de sono, porque adormeceu às 16 horas e acordou passadas 3 horas....e não pensem que o apetite era muito, pediu papa, mas foi só mesmo fome, porque parece que o apetite foi de férias! Comeu um iogurte, e um pouco de banana e pouco mais. Depois dormiu a noite toda até às 7h00 da manhã de hoje.

Hoje, adormeceu eram 11h30, tive que a acordar às 13h20, para irmos almoçar à casa dos meus pais...andou super-rabugenta. Não quis papa, apesar de dizer "papa", mas pelos vistos não era para comer...só pedia ó-ó.

Acabamos por sair por volta das 15h30, porque ela também não estava a conseguir adormecer, e fomos passar (porque estar sempre debaixo de um telhado a semana toda também não faz bem) e fomos até à praia, porque a temperatura estava amena. Brincou no parque infantil, e brincou muito com a areia como ela adora!!! Depois foi uma guerra para vir para o carro novamente (mas já estava a esfriar, teve que ser)! :)

Chegamos a casa, foi tomar um banho para tirar a areia, e sentamo-nos na sala a descansar e a ver "Os patinhos", vimos aquilo 300 vezes até ela adormecer deitada no puff, e eu no sofá já a fechar a pestana também! Fui deita-la, e já jantamos e tudo e ela dorme ferrada (será que estava a precisar de férias?! Parece que está a fazer uma cura de sono).

Bjs e boa semana

sexta-feira, janeiro 18, 2008


Hoje de manhã nasceu a Lara, filha de um casal amigo!!! Muitos parabéns!!!

E as vencedoras...

...são:

-Paula
- Bárbara
- Joana

Vou já arregaçar as mangas para fazer os miminhos. Agora nãos e esqueçam de colocar o mesmo desafio nos vossos blogs!

Bjs

Expressões engraçadas

Quando não consegue abrir uma tampa, a porta, abrir o cinto, etc, etc, diz "Fôça, Fôça"..."Mamã Fôça, Fôça!"

Mal acaba de comer: "Mamã, Dá" - para me dar o prato com a colher e tudo; "Bete" - para tirar o babate; "Fôça, fôça!" - para tirar o cinto da cadeira; e "Mamã coio, coio" - colo, e algumas pede "Chão", e "Mão" - que é para ir para o chão e depois quer a minha mão e lá me leva a reboque. :)
Mal sai da cozinha, "Dente, dente!" - lá vamos lavar os dentes e as mãos, sim, porque agora a menina tem o seu sabonete liquido da Johnson's que não arde nos olhos, sai logo em espuma e tem um cheirinho muito bom. Então fica no bidé, que é o seu lavatório pessoal (pois fica à sua altura).

Sabem qual é a pior coisa que nos podem fazer de manhã?! É ter que lavar a cara e os dentes com água do garrafão, porque não há água da canalização e como tal não se pode tomar banho?! Que horror! Fico logo danada, porque no nosso concelho têm o mau hábito de cortar a água da canalização e nem avisam! Como se nós não pagassemos...mas como não há concorrência, é "comer e calar!".

Bjs e bom fim-de-semana

quinta-feira, janeiro 17, 2008

Desafio

Como já me calhou a prendinha, porque fui uma das 3 primeiras a comentar, aqui fica:

Então é assim, as 3 primeiras meninas que comentarem este post habilitam-se a um presente feito por mim. Mas não se esqueçam que tem de continuar esta cadeia nos vossos blogues.

Quem recebe depois também tem que dar.

Então quem são as vencedoras???

Reguilices

A Julia sempre foi uma bebé muito calma, atenta e de aprendizagem rápida...além de ser um pouco introvertida e envergonhada.

Sempre comeu bem e com rotinas muito bem definidas...enfim uma amor de bebé...muito fácil de lidar e de cuidar.

De há uns tempos para cá:

- anda super-energética;

- grita de felicidade pela casa enquanto corre de um lado para outro;

- faz tropelias ao gato e farta-se de rir;

- canta e dança sem parar (sabe as músicas todas);

- vai para a cama às 21 horas e acorda às 5h00 para comer e volta novamente para a cama até às 8h00;

- hora de ir para a escolinha (ao fim-de-semana é até às 10h00);

- comer a sopa é um desafio raramente cumprido pois chora sentida e tudo (até ontem ao almoço comia uma enorme pratada de sopa no infantário, mas ontem recusou-se);

- se houver massas com carne ou peixe, a massa come-a toda o restante fica no prato;

- adora pêra e banana; mal acorda quer é pintar (agora só quer aprender a "pintai o soi";

- fala, fala...faz grandes conversadas (hoje de manhã estava a contar-me acerca dos "meninos" e o "totty", mas não percebi muito bem (porque será?!);
- há dias que não pára um segundo e desarruma-me tudo em casa...

... queres ver que tenho uma rufia em casa e não sabia?!

Bjs

terça-feira, janeiro 15, 2008

Isto realmente há dias fantásticos!!!

- Fiz e passei no exame da MS!

- Soube que a Mariana vai ter uma mana Madalena!

- Soube que a minha amiga M. já teve a Erica no dia 12, e que está tudo bem!

- Conheci a Mariana de uns amigos nossos...tão pequenina!

- Cheguei mais cedo e fiz uma surpresa à minha princesa!

Palavras para quê?! Há dias lindos...apesar de chuvosos!

Bjs

Fotos soltas




segunda-feira, janeiro 14, 2008

Fim-de-semana

O fim-de-semana foi calmo, e que bem que soube! :)

Sábado foi a festa de aniversário da prima Nicole que fez 1 ano...e já anda, e toda contente sempre a dizer "dá-dá". É uma menina muito simpática e doce!

Domingo fomos almoçar à casa dos avós maternos, e a pequena Júlia andava com uma energia que só visto...e muito bem disposta. Agarra-me na mão e diz "Mamã anda!", e toca de me puxar. Depois tem outras variantes tipo "Mamã bincái" (Mamã brincar), ou "Mamã ó-ó", ou "Mamã pintai" (Mamã pintar).

Hoje pela primeira vez às 5h00 (tem dormido a noite toda, mas tem acordado a esta hora para papar, e toda molhada), e oiço no intercomunicador "Mamã", geralmente resmunga ou dá uns gritinhos, mas hoje foi diferente (que babada que fico). Depois diz sempre "Mamã coio" (Mamã colo), "Mamã papa", e "Mamã luz" (para acender a luz).

Andou o Domingo todo com uma grande energia, e a falar pelos cotovelos. A titi mostrou-lhe os bonecos no computador, e depois até tirou um cochilo junto da Ju durante a sua sesta.

Agora descobri um truque para a Julia dormir num instante, e se stress. Na idade da pequena é normal que eles comecem a desenvolver alguns medos, tipo: medo do escuro, medo de monstros (estes ela nao os conhece, pois não deixo ver bonecos com monstros), etc e tal. Então arranjei uma luz de pressão que até tem princesas pintadas. Deito-a na cama com a luz (não tem perigo, é a pilhas, tem uma luz fraquinha, é mesmo para crianças), e ela deixa-se dormir num instante. Depois só tenho que lá passados uns minutos para apagar a luz.

Há uma menina que tem um aninho que foi operada porque tinha um cancer no cerébro (que são pessoas nossas conhecidas) em França, e correu tudo bem, a recuperação tem corrido bem, e a menina já brinca como antigamente...só esperamos que o cancer tenha sido benigno (estamos a torcer pequenina). Beijo muito grande para a pequena e sua familia.

Este ano novo tem tido algumas coisas fantásticas!!! (claro que não me estou a referir à minha queda nas escadas no 1º dia do ano de manhã! Fiquei somente um pouco dorida no rabito e no braço, pois fiquei apoiada no mesmo. De resto tudo bem!).

Bjs

sexta-feira, janeiro 11, 2008

Novas

As últimas noites têm sido melhores, até porque começou o papá a adormecer a princesa.

Porque com a mamã, ela quer brincar, quer dar e receber mimos, um aconchego, um cafuné, etc. depois quer a "tóia", depois quer a princesa "pincha"...é um desassossego, e primeiro que durma tenho que fazer que já estou a dormir.

Com o papá, ele deita-se perto dela, conta-lhe a história do "piu-piu" monocórdicamente, e ela dorme a noite toda. BOA PAPÁ, podes continuar a adormecer a princesa. :)

Hoje a Julia dormiu a noite, mas afinal acordei com o nosso felino a morder a decoração que tenho no quarto...então mas eu?!

Tenho andado tão ocupada que nem tenho tido tempo para parar e pensar no que quer que seja.

A Julia há dois dias recebeu mais uma prendinha de Natal dos tios do Algarve...e adorou, logo de manhã só quer é o "dododor" - computador, antes de ir para o banho, não larga o "dododor", antes de ir para a escola só quer o "dododor"...bem sai aos seus não degenera. Mas até resulta pois já conhece os botões de cor, repete tudo, até os sons dos animais :)

A priminha Nicole faz hoje 1 aninho...no sábado temos festa.

Bjs e bom Fim-de-semana.

quarta-feira, janeiro 09, 2008

Quem disse que a vida era fácil?!

Julinha há dois dias que dorme a noite toda...minha santinha! :)

Computador do trabalho que pifou, e eu cheia de trabalho...mais outro exame para a próxima semana..e ando tão cansada que quando caiu na cama, desligo completamente...só mesmo o ressonar do papá....

Bjs

segunda-feira, janeiro 07, 2008

E sabem o que é...

...dormir 4 - 5 horas por noite?! Trabalhar 8 - 9 horas por dia...e conseguir estudar para um exame da Ms, super-exigente?! Acho que é de cair para o lado...ai, ai...

Bjs

domingo, janeiro 06, 2008

E bem me parecia...

...que a minha filhinha não podia ser assim tão certinha a acatar ordens e as regras da mamã, visto que os pais em pequeninos foram uns pequenos rufias (cada um a seu género)...a minha filha este fim-de-semana, que foi passado no aconchego do lar, deu para dar asas ao seu "génio".

Tenho em casa uma pequena "Hitler" que adora dar ordens, e há-de quem não seguir as suas regras e ordens! Ora com quem ela se veio meter...heheheh! Eu sou escorpião! Vamos lá ver quem manda cá em casa! heheheh! E quando não se acata as suas vontades, pega na mão da mãe e diz "Anda mamã!", e quando não quer comer mais, toca de dar papa à mamã, até a mamã ter a boca cheia. Se deixarmos somos umas autênticas cobaias na mãozinha dela! Já viram estes pirralhinhos de palmo e meio?! :D

Bjs e boa semana

quinta-feira, janeiro 03, 2008

E como foram as férias...e festas


Entramos de férias a 22 de Dezembro de 2007. Nem consegui cá aparecer, primeiro porque andamos muito ocupados (e cansados), e depois porque a Julia esteve com bronquite, agora bem mais descansada, e com as coisas em ordem, posso começar a estudar e terminar um projecto para a próxima semana (bem me parecia que o descanso era mesmo efémero).

A noite de Natal e dia de Natal foram na nossa casa...mas andava tão cansada que deixei a familia tomar conta das coisas...e claro que não foi a mesma coisa, porque havia tanta coisa que gostaria de ter feito e que não consegui...mas correu muito bem!!!

A nossa árvore estava cheia de prendinhas, obviamente que a maioria eram para a Julia.


No dia 22, foi a festa de Natal do infantário na Sociedade, e foi bem giro!!! Apesar de ter sido à hora da sesta dos bebés, e a Julia estar cheia de sono, só deixou de chorar quando entrou no palco, vestida de coelhinha e cantar e a fazer os gestos que andaram estes meses a treinar.


No dia 23, almoço na casa dos avós maternos, e muita brincadeira.

No dia 24, estavamos à mesa, a mamã, o papá, a Julinha, os avós maternos, a titi, e o ti Tó. Muitas entradas...tantas que já nem consegui comer o bacalhau cozido com batatas e couves, nem o nosso famoso pudim de ovos. Estava tão cansada que se podesse tinha ido dormir logo às 21 horas com a Julia. Isto porque na véspera, fui para a cama às 21 horas com a Julia, e não consegui arrumar tudo o que queria, então às 03h00 da manhã deu-me uma espertina e até 05h00 andei a arrumar e a limpar as coisas por casa, claro que no dia 24 estava aos caídos.

No dia 25, o almoço foi na nossa casa, e foi arroz de pato...os tios do P. N. eram para se terem juntado a nós, mas a tia teve um problemazito nas costas, que nem se conseguia levantar, olha tadita lá ficaram pela sua casa. Depois de almoço, limpei tudo, e não mexi nem mais uma "palha". A Julia foi abrindo as prendas ao longo do dia (os brinquedos, a roupa a mamã abriu no dia anterior, e que festa foi!). E felicidade estampada no rosto da minha bebé linda! Não há nada melhor! :)

No dia 26, às 15 horas já estavam por Lisboa, beber cafezito na esplanada da Pastelaria Suíça, um balão flor para a Julia, e fomos ver o Circo no Coliseu, acompanhado com pipocas, e uma foto amorosa da Julia com um leãozinho bebé ao colo (a Julia já nem o queria largar).

No dia 27, fomos com a titi a Lisboa novamente...fomos até ao Atrium Saldanha, e que bem que soube, estar sentada a ouvir tocar piano...a Julia dançou muito, rodopiava, pulava...adora música!

No dia 28, fomos para o Hospital, Julia doentinha com bronquite.

No dia 29, voltamos ao Hospital, porque achei que a medicação não estava apropriada, e tinha começado a ficar com febres altas.

No dia 30, dia inteiro em casa a fazer aerossóis e descansar muito.

No dia 31, dia inteiro em casa a fazer aerossóis e descansar muito...saimos às 20h00 e fomos para casa de um casal amigo, que tem o Lourenço de 6 meses, e mais um casal com a bebé Maria Inês, e um casal treinante. As entradas eram tantas e tão boas, que só comemos o prato principal já passava da meia-noite: picanha no forno, com arroz de frutos secos. A Julia não dormiu até às 02h30, hora que chegamos a casa.

No dia 1, fomos almoçar com os nossos amigos Silvia, Rui e Mariana, e mais um casal Lucia, Manuel e os seus 3 filhinhos, a uma Marisqueira no Meco. Fomos ver o mar, e fomos lanchar (muito e muito bem) na casa dos nossos amigos. E foi com admiração e gosto que vimos os nossos bebés brincarem todos juntos e tanto que se riam!

No dia 2, mamã e Julia ficaram em casa, e o papá foi trabalhar. Fomos almoçar com os avós paternos. Que ficaram admirados com o crescimento da Julia, e desenvolvimento em apenas 12 dias de férias. A Mamã da Julia, subiu de patamar...passou de "maíiiiiiii", para "mamã". Fico tão babada quando ela me chama docemente "mamã".

Nestes dias de férias a evolução da Julia foi muito grande...passou da Julia que poucas palavras dizia, e que muitas não se percebia muito bem...para a Julia decidida, que fala pelos cotovelos, e que repete tudo o que dizemos, e o que ouve os bonequinhos na TV a dizerem. Está muito desenrascada, e decidida.

"- Julia queres ver o Ruca?

- Uca..não, não

- Queres ver o Noddy?

- Totty? Não, não

- Queres ver o Pocoyo?

- Totoyou"

E começa a carregar nos botões do dvd. Mas o que la mais via quando estava doentinha, era a "Pincha" - ou seja, A princesa da ilha! Vimos aquilo milhares de vezes.

Sempre que estavamos um tempinho sozinhas, sem o papá...começa a Julia "O Paíii? O Paíii? O Paíii?", e eu dizia-lhe o pai já vem, ou o pai foi trabalhar...ela ficava a pensar, e como não lhe dizia nada começa novamente "O Paíii? O Paíii? O Paíii?". Quando via o pai fazia uma festa enorme, rebola-se toda...adora deitar-se no chão, na cama, onde quer que seja.
Hoje para vestir o casaco, sair de casa, ficar no infantário foi dificil...mal lhe disse que iamos para a escola...hummm, acho que não era nada daquilo que ela queria (nem eu). Como gostaria de ser eu somente a educar a minha filha, a ver o seu crescimento diário, 24 horas por dia, de sentir o seu cheirinho, o seu mimo, e a ouvir a sua voz doce a chamar-me....ai, ai!
Bjs