quarta-feira, outubro 04, 2006

E foi assim...

O papá e a titia foram ontem comigo ao pediatra...além de termos ficado 1 hora à espera para sermos atendidos (o que não é normal), a titia já não podia comigo ao colo...e que birra fiz...pois estava a chegar a minha hora de lanche e começo logo a refilar, a chorar e a espernear. Quando fomos atendidos pelo pediatra, eu tinha uma enorme prenda para ele..hihiihih! Castigo, por termos ficado tanto tempo à espera. A titia tadinha toda atrapalhada (pois ainda é novinha e não tem experiência com bebés) a tentar mudar-me a fralda, e eu torcia-me, esperneava, e chorava em cima de uma marquesa estreita...heheeh! Tirei as minhas meias e coloquei-as na boca, ficaram todas babadas e tive que passar a tarde sem meias, pois de volta ao infantário não havia meias para ninguém, nem mesmo dos outros bebés (a mamã hoje já levou), porque o tempo está mais fresquinho e fico com os pézinhos frios.

Está tudo bem comigo e o Dr. escreveu tudo o que a mamã precisa saber, acerca do que fazer em caso de febre, de manchas na pele (e saber identificar se é alguma doença ou não), diarreia, prisão de ventre, etc.

A alimentação a introduzir aos 6, 7 e 8 meses. Já podemos introduzir os iogurtes, sumo de laranja (1/2 sumo + 1/2 água) e papas com glúten. Os iogurtes já foram introduzidos aos 5 meses e agora vamos começar com o restante. Nota que o sumo de laranja tem que ser um pouquinho de cada vez para percebermos se faz algum tipo de alergia. Vamos começar com as sopas ao jantar também, e pode-se começar com a carne (vitela, borrego e/ou peito frango) ou com o peixe (pescada, cação, linguado e/ou cherne), se começar com a carne/peixe só passado um mês é que começo com peixe/carne. Mas se a adaptação for boa posso começar antes, a Julinha é que manda (de certeza que deve ser antes!). E posso dar-lhe meia gema de ovo, uma vez por semana...na comida, claro! Optei por começar com o peixe, e vamos começar hoje com a sopinha com peixe ao jantar, e como vou ficar estes 4 maravilhosos dias em casa (devido ao infantário estar fechado na sexta-feira)...e depois na segunda-feira começa no infantário com o peixinho na sopa também.

De resto em termos de saúde está óptima, percentil 50 no peso (7 Kg) e na estatura (65 cm), e percentil 90 no perimetro cefálico (é muito intelegente a minha filhota). Até as educadoras dizem que ela está muito esperta para a idade que tem! :)

Hoje foi para o infantário de vestido e com os sapatinhos novos que ofereceu a tia/madrinha, estava um espectáculo...as educadoras dizem que a Julinha é a Top Model lá do sitio! Ainda elas não a viram de óculos de sol! :)

Depois de jantar foram lá a casa os pais do papá, os papás da mamã, mais a tia/madrinha, o tio/padrinho J. e a tia S., os amigos V. e E., a afilhada M. e o amigo J....estava a casa cheia! Claro que a Julinha quando chegou a horinha do ó-ó (por volta das 21h) a mamã colocou o pano e a bebé dormiu tão bem! E depois foi para a caminha, e apesar da confusão, pois porque a nossa casa virou (e vira sempre com este grupo) uma autêntica tertúlia...toda a gente a falar ao mesmo tempo e por cima uns dos outros...até dá vontade de rir, não fosse o barulho...e a mamã galinha ainda mandou-os calar quando se lembraram de falar mesmo perto da porta onde a Julia estava a dormir (acho que eles me detestam quando viro mamã galinha, mas eles só vão entender mesmo quando tiverem bebés!). Mas foi o máximo, e o papá adorou!

O bolo de aniversário foi mais uma surpresa, pois o papá nunca tinha tido um bolo assim: metade de uma bola de futebol, com "relva" por cima e tudo!(claro que era a imitar, e era comestível) - logo coloco as fotos do bolo.

E ainda...a mamã ontem antes do jantar experimentou o sumo de maçã da Milupa para ver se a Julia gostava...colocou um pouco de sumo no copo da Disney...quando a Julia viu o copo estendeu logo as mãoszinhas para agarrar, abriu a boquinha...e lá vai sumo, claro que adorou, e como se não bastasse o que a mamã lhe estava a dar, agarrou o copo com as duas mãos e toca de entornar o sumo para a boquinha, foi o máximo! Mas tenho que arranjar um copo de bico para ela beber à vontade, pois com este ela entornava para fora, visto não ter ainda a percepção do copo estar direito ou torto.

A vovó paterna passou lá em casa à hora de jantar e comeu uma sandes, a Julia viu também queria...então lá a mamã teve que dar uma coida de pão à bebé...ficou toda satisfeita, e bora lá dar trincas no pão como os grandes! :)

Esta minha filhota é mesmo o máximo!!!! (tanta baba....)

Bjs e bom feriado

PS. O papá agradece os parabéns!!!

13 comentários:

Bárbara - Sol e Lua disse...

Ora muito grande, esperat que está a minha afilhada, que bom!

Vejo que o teu pediatra parece mais falador que o meu que pouco diz mas em quem confio. Ele deu-me uma lista de comidas e eu vou fazendo mês a mês mas agora aos 6 meses é só bolacha maria iogurte e fluor!

Tens que me mandar uma foto da Juliaaaaa....tenho saudades de ver esses olhões!!!!

beijocasssssssssss

Princesa Bárbara disse...

A julinha tá mesmo muito boa e inteligente....

Ainda bem que correu tudo bem com a festinha do papá!!!

Quanto à mamã galinha é o que tu dizes... quando eles tiverem as deles logo vêm o que é ser mãe galinha...

Jokas
Ana e Bá

Carina disse...

Que bom que correu tudo bem e tiveram casa cheia!
Beijocas!

Miduxe disse...

ena! belo serão!!!bjs

sissi disse...

eu desde q vi essa peça piquinina a comer um palmier acredito em tudo...lol

sophy disse...

O Miguel tambem gosta muito desse sumo de mação.
Olha e o que o pediatra disse em realção à prisão de ventre? O Miguel tem tido um bocadinho de prisão de ventre desde que começou a comer as "bases" da sopa. Tou desejosa de lhe por legumes para ver se o intestino funciona.

Bjkokas

Cris disse...

Vejo que foi uma grande festarola...
eu já ando a pensar no aniversário do meu :-)
Que bom que está tudo bem com a Julinha - ela é mesmo um bom prato... não sei se já experimentáste as bolachinhas da Milupa...
Beijinhos.

Marta disse...

Grandota a tua princesa!Deve dar imenso gozo dar-lhes coisas novas a comer,não vejo a hora de a Beatriz iniciar os sólidos!Só falta um mês!A minha Beatriz tem 5 meses e apenas 6 kg, espero que depois de iniciar os sólidos cresça um pouco mais.Que bom que a festa do papá correu bem, tambem estou a pensar na festa do pai da Bia só falta mês e pouco.
Beijinhos e Bom feriado
marta

Cláudia disse...

A Julinha é mesmo um espectáculo, eheheh! Tantas coisas novas, ela vai adorar de certeza!
Ontem fui ao aniversário do meu afilhado e o Gui chegou a dormir e não acordou apesar da barulheira e confusão! Eu também sou mãe galinha e não me importo nem um bocadinho, eheheh!
Beijinhos

Docinho disse...

Baba e com razão : )))
Parabéns atrasados 1 dia ao papá mas do fundo do coração!

beijos com velinhas apagadas

Lobita disse...

Que bom que a Julinha está muito bem, crescida e que come tão bem! :-) E que já sabe "reclamar" quando a fazem esperar muito, assim é que é! ;-)

Bjokas grandes

Anónimo disse...

A tua filhota é mesmo um prodígio! Só espero que a introdução de novos alimentos corra tão bem com o Henrique como corre com a Julinha!
Olha lá... e fotos da Princesa com o tal vestidinho?...
Beijinhos!

Gonio disse...

Parabéns atrazados ao papá!!
É uma boquinha santa essa miuda, eu cá também nao me posso queixar ;)

Bjocas